Ensino Híbrido Virtual Aprimorado – E.H.V.A.

As medidas necessárias para conter o aumento dos casos da COVID-19 permanecem essenciais até que vacinas e medidas mundiais de controle estejam disponíveis. Assim, elaboramos este planejamento pedagógico e administrativo visando promover a aprendizagem dos(as) estudantes.

O nosso retorno às aulas presenciais, após autorização dos órgãos competentes, está planejado de forma a funcionar dando suporte aos(às) estudantes e aos(às) professores(as) com a infraestrutura necessária para atender aos protocolos sanitários e promover o acolhimento, principalmente, no que diz respeito às suas emoções e experiências vividas no período.

  1. EIXO PEDAGÓGICO

    Para o ano letivo 2021, admitiremos o modelo de Ensino Híbrido Virtual Aprimorado (E.H.V.A.) que potencializa o ensino remoto com apoio do presencial.

    No Ensino Híbrido Virtual Aprimorado – E.H.V.A.

    • A carga horária será majoritariamente remota.
    • Os(as) estudantes irão à escola alguns dias por semana para participar de debates, discussões e construir projetos coletivamente.
    • As atividades específicas realizadas em sala de aulas serão resultado de tudo o que foi construído remotamente.
    • A integração da turma será essencial para que os(as) estudantes consigam socializar as aprendizagens construídas remotamente e para que o(a) professor(a) consiga ter mais opções no momento de planejar as experiências de aprendizagem.

    Avaliações diagnósticas e ajustes no planejamento pedagógico

    • Realização de avaliação diagnóstica e formativa dos(as) estudantes para auferir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e detectar possíveis desníveis e lacunas de aprendizagem de forma a direcionar as estratégias de recuperação.
    • Planejamento pedagógico em torno das competências, habilidades e objetos do conhecimento para estudantes específicos de acordo com as dificuldades e potencialidades apontadas na avaliação diagnóstica.
  2. EIXO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E ACOLHIMENTO
    • Desenvolvimento de projetos com o objetivo de fortalecer a rede de cuidado com as crianças, os(as) adolescentes e seus familiares.
    • As atividades propostas nestes projetos estão comprometidas com o desenvolvimento das competências socioemocionais: foco, respeito, empatia, tolerância ao estresse e imaginação criativa.
    • Será priorizado o trabalho em torno das competências socioemocionais preconizadas de forma transversal na BNCC (“10 competências gerais”) e refletidas nos novos currículos recentemente elaborados em todo o território brasileiro.
      Foco: redirecionar o olhar da comunidade escolar para essa nova realidade.
      Empatia: levar em consideração as demandas e necessidades dos que estão ao redor.
      Respeito: promover relações entre estudantes e educadores de forma atenciosa.
      Tolerância ao estresse: aprender a lidar com a nova realidade.
      Imaginação criativa: dar novos significados às oportunidades que se abrem.
      Neste modelo de ensino a formação dos(as) professores(as) será norteada pelo desenvolvimento das competências socioemocionais, potencializando os momentos de escuta de colegas de trabalho, estudantes e familiares, com bases relacionadas às dimensões: corpo, emoções, mente e propósito.
  3. EIXO DE ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS

    Organização e limpeza dos espaços escolares

    Os protocolos abaixo continuarão sendo adotados para evitar ao máximo o contágio entre os(as) profissionais, os(as) estudantes e os familiares e, foram orientados pelos organismos internacionais em parceria com a Organização Mundial da Saúde.

    • Limpeza de todo o ambiente escolar com a desinfecção antes do início das aulas, nos intervalos e depois das aulas.
    • Dispenser com álcool em gel nas salas de aula e nos espaços comuns de convivência.
    • Comunicação visual com informações de medidas de prevenção em linguagens acessíveis às crianças.
    • Dispenser com sabão líquido, pias e toalhas de papel no ambiente de circulação para estimular e facilitar a higienização das mãos de todos(as).
    • Distanciamento mínimo de 1,5 metros nas dependências da escola, promovendo a organização de salas de aula, espaços coletivos, bem como a sinalização de rotas na escola quando necessário.
    • Reorganização dos intervalos entre as aulas de forma a evitar aglomeração de estudante nas áreas comuns da escola, bem como nos corredores durante troca de aulas entre professores.
    • Rotina de aeração, higienização e sanitização do espaço escolar e de seus acessos, indicada nos protocolos sanitários.
    • Suspenção dos serviços da cantina, sendo necessário que os(as) estudantes tragam diariamente seu lanche escolar, seguindo os cuidados de higienização e acondicionamento.

    Monitoramento da comunidade escolar em relação a COVID-19

    • Uso obrigatório de máscara, exceto por crianças com menos de 3 anos.
    • Medição da temperatura corporal.
    • Higienização das mãos na chegada à Escola.
    • Caso alguém da nossa comunidade escolar apresente algum sintoma de qualquer doença, não deverá comparecer à escola e será afastado(a) imediatamente das atividades para seguir as orientações médicas.
    • Nas aulas de Educação Física, os professores realizarão atividades que não promovam contato físico entre os(as) estudantes. Não será permitido compartilhar materiais.

    Orientações às famílias e/ou responsáveis em relação às normas sanitárias.

    • Monitorar a saúde do(a) estudante e a higienização dos materiais levados para a escola.
    • Não levar o(a) estudante à escola ao menor indício de quadro infeccioso, seja febre, manifestações respiratórias, diarreia, entre outras, seja dele(a) ou alguém do seu convívio social.
    • A Escola deverá ser comunicada sobre qualquer ocorrência descrita acima.
    • Os(as) estudantes e/ou profissionais da educação que apresentarem sintomas ou que estiveram em contato com pessoas com sintomas ou diagnóstico confirmado da COVID-19, deverão permanecer ausentes da escola pelo período mínimo de 14 dias, de acordo com o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde.
    • O(a) estudante que apresentar, no ambiente escolar, algum dos sintomas citados acima, será afastado da sala de aula e ficará em um espaço adequado e reservado que foi construído para o devido acolhimento e orientação socioemocional necessários, evitando possível estigmatização enquanto espera a família.
    • Após as aulas, no retorno à sua residência, realize a troca de roupas, evitando assim a locomoção do(a) estudante com o uniforme para outros locais.
    • Famílias e portadores, ao trazer e buscar as crianças, não poderão circular nos ambientes internos da escola.
    • Somente será autorizada a entrada de adultos que trabalham na escola.
    • Só poderá entrar no ambiente escolar um adulto por estudante.
    • No período de adaptação escolar das crianças da Educação Infantil só poderá permanecer no ambiente escolar uma pessoa por núcleo familiar.
    • Reuniões e atendimentos continuarão a ser realizadas de forma virtual.
    • Entregas serão deixadas na guarita e distribuídas pelo pessoal de apoio após higienização.
    • É imprescindível que os(as) responsáveis busquem seu(sua) filho(a) na escola de acordo com o horário estabelecido.